sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Menina do Porta-Retrato

O que eu disse anteriormente era só uma explicação. Uma pequena história de uma coitada que [graças a Deus, ou não] teve o seu trono roubado por ninguém menos que a cobiçada Menina do Porta-Retrato.
E é dela que eu quero falar. Porque agora sim, tenho uma ideia de quem ela é. E não é só porque eu a estudo nas várias vezes em que olho para o criado-mudo, tentando entendê-la.
Eu já conhecia o 'superficial': ela é bonita, tem o cabelo arrumado e um corpo bonito dentro de um vestido de tafetá cinza, uma pele azeitonada limpa e maquiada. Usa brincos grandes e sofisticados.
Só sua expressão causa dúvidas: ela olha para cima, e não consigo saber se seu olhar é de descaso ou de dúvida, ingenuidade. Mas isso fica a critério de cada um, ela não precisa explicar nada a ninguém: ela é como uma princesa.
Eu não a conheço; a Menina do Espelho que deve conhecê-la, pois a despreza tanto.. eu acabei de conhecê-la, e digamos que ela não é tão ruim. Ruim é ter a Menina do Espelho me sussurrando que ela não é uma boa companhia. Se bem que ultimamente não tenho dado ouvidos a ela. Ela é triste, embora sábia. Eu não estou a fim de ficar triste.
Eu acho que, na verdade, a Menina do Espelho tem medo dela. Talvez porque agora a Menina do Porta-Retrato também se faz presente no espelho, e pretende tirar a outra dali.
Porque é isso, é tudo o que vejo: a Menina do Espelho se encontra atrás da outra, que sorri para mim, triunfante. É claro, ela é tão feliz. Tem amigos. Tem família. Tem namorado. E é bonita.
Posso estar me contradizendo, mas acho que quem tem medo dela sou eu. Porque eu conheço a Menina do Espelho: eu a vi se mexer, dançar, sorrir, chorar, na minha frente, sem se esconder. Mas e a Menina do Porta-Retrato? Tudo o que eu sei dela é que ela é daquele jeito que está ali no criado-mudo. Linda e intocável.
Hum, mas ali em cima está escrito 'porque agora sim, tenho uma ideia de quem ela é'. É mentira. Ou não. Eu tenho e não tenho. Porque na verdade parece que eu não convivo com ela. Tenho medo de ela ser como um presente novo, que você se empolga no começo e logo depois enjoa por ser um brinquedo simples e não tem graça nenhuma, por ser vazio. Ela tem sido tão legal comigo. Mesmo que eu saiba que ela é só uma foto, tem um rosto só, editado e falso. É claro que há alguém por trás dessa máscara toda. Mas é que... não se parece com ela, e assim, muito menos eu.
O que eu faço com ela, meu Deus?


Nenhum comentário: