sábado, 30 de janeiro de 2010

A Incoerencia Coerente de um ótimo autor. [II]

Dando minha continuidade ao post de Enim... espero que não se importe com a invasão! xD
"Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que eu nunca tive: apenas duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.
Nessa minha nova covardia [...], que é como acordar de manhã na casa de um estrangeiro, não sei se terei coragem de simplesmente ir. É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo. Até agora achar-me era já ter uma ideia de pessoa e nela me engastar: nessa pessoa organizada eu me encarnava, e nem mesmo sentia o grande esforço de construção que era viver. A ideia que eu fazia de pessoa vinha de minha terceira perna, daquela que me plantava no chão. Mas e agora? estarei mais livre?"
(Clarice Lispector - "A Paixão Segundo G.H.", pág. 11/12, parágrafos 3/4)

3 comentários:

Yash disse...

Não me importo com a invasão xD

Clara Clarisse, dá para entender seu lado. Quando eprdemos algo inútil que nos tornávamos o que éramos, nos faz sentir uma certa insegurança de não sermos mais o que somos. O que nos torna um pouco confusos perante a sociedade acostumada com o nosso 'eu' antes de perder a terceira perna. Estar livre depende de sua dependencia ou independencia do que foi perdido. Logo... estamos livres?

Arthur Rangel B) disse...

Não acho que perder alguma coisa seja ganhar liberdade.Acho que o ser tem a liberdade.A idéia, pra mim, é que quando se deixa o ser, acaba-se a liberdade.E se a falta de perna te faz deixar de ser...

Clarisse Linspector é ambigua e confusa(pelo o que eu li aqui).As vezes eu também sou.De qualquer forma, ela é ótima escrevendo

Nuffer disse...

LINSPECTOR é o Sr. Orgastic ¬¬