Dando minha continuidade ao post de Enim... espero que não se importe com a invasão! xD
"Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que eu nunca tive: apenas duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.
Nessa minha nova covardia [...], que é como acordar de manhã na casa de um estrangeiro, não sei se terei coragem de simplesmente ir. É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo. Até agora achar-me era já ter uma ideia de pessoa e nela me engastar: nessa pessoa organizada eu me encarnava, e nem mesmo sentia o grande esforço de construção que era viver. A ideia que eu fazia de pessoa vinha de minha terceira perna, daquela que me plantava no chão. Mas e agora? estarei mais livre?"
(Clarice Lispector - "A Paixão Segundo G.H.", pág. 11/12, parágrafos 3/4)
3 comentários:
Não me importo com a invasão xD
Clara Clarisse, dá para entender seu lado. Quando eprdemos algo inútil que nos tornávamos o que éramos, nos faz sentir uma certa insegurança de não sermos mais o que somos. O que nos torna um pouco confusos perante a sociedade acostumada com o nosso 'eu' antes de perder a terceira perna. Estar livre depende de sua dependencia ou independencia do que foi perdido. Logo... estamos livres?
Não acho que perder alguma coisa seja ganhar liberdade.Acho que o ser tem a liberdade.A idéia, pra mim, é que quando se deixa o ser, acaba-se a liberdade.E se a falta de perna te faz deixar de ser...
Clarisse Linspector é ambigua e confusa(pelo o que eu li aqui).As vezes eu também sou.De qualquer forma, ela é ótima escrevendo
LINSPECTOR é o Sr. Orgastic ¬¬
Postar um comentário